Mas resolvi escrever neste 13 de maio para confrontar estas datas das quais sei da necessidade de algumas e inclusive reivindico como muito importantes....Hoje, coincidentemente, chocou-se o Dia da "Libertação" dos escravos com o Dia das Mães! Pelo que já afirmei antes, o Dia das Mães falou mais alto, afinal, no capitalismo o dinheiro, o lucro, a economia vale mais! Não quero entrar aqui na polêmica com alguns setores do Movimento Negro de achar que a data da oficialização da Libertação por uma princesa branca deva ser reivindicado ou não, no calendário de luta do povo negro deste país.
De qualquer forma, quero chamar a atenção para a ironia da data, em que a maioria da população pobre em nosso país, diga-se maioria negra, ter sido largada oficialmente pelo Estado brasileiro desde os 13 de maio de 1888 à margem da sociedade, nos lugares mais insalubres e desumanos pra sobreviver....Exatamente hoje, a 13 de maio, após 124 anos da dita libertação, um jovem rapper negro, Emicida, foi parar na cadeia durante um show na periferia da capital mineira. Motivo? Desacato a autoridade em suas letras. Pode isso??? Particularmente não sou muito simpática a rapper's que geralmente trazem muito machismo e homofobia em suas letras, o que Emicida representa é uma exceção.

Deveriam, estes policiais, esperarem uma data menos significativa pra tal atitude. Mas eis a grande contradição: denunciar a situação do povo negro desse país, muitos desabrigados a força pela polícia como houve no Pinheirinho que levou inclusive uma intervenção policial que usou requintes de crueldade como assassinatos e estupros em sua ação de desocupação para beneficiar um megaespeculador Naji Nahas ou a ação da desocupação da cracolandia, ambos em janeiro de 2012 e ambos merecendo uma atenção especial dos governos em auxiliar essas pessoas a melhorar de vida e não serem tratadas como o povo negro foi durante a escravidão.
![]() |
ex-escravos 1910 |