sábado, 12 de novembro de 2011

Entre feministas: Nem tudo que parece é!

Entre mulheres que levantam bandeiras em defesa de outras mulheres e contra o machismo há diferenças grotescas. A mais evidente é a chamada "feministas sexistas", que defendem o empoderamento da mulher e que estas estejam todas juntas independente de que classe pertença, pois todas somos vítimas do machismo. Por outro lado, existem as "feministas classistas", estas em menor quantidade pois requer uma visão mais complexa da sociedade e seus agentes transformadores, defendem que só as mulheres trabalhadoras podem dar passos realmente emancipatórios contra a opressão e exploração.

Segundo as feministas classistas, as mulheres burguesas são incapazes de quererem mudanças profundas da sociedade capitalista, inclusive porque se beneficiam da opressão quando também exploram as mulheres trabalhadoras, como a transferencia do trabalho doméstico ou criação dos filhos as mulheres com menor escolaridade e com trabalhos mal remunerados.

Esse vídeo me chamou a atenção pela sensibilidade do repórter em mostrar o preconceito social das socialites, a hipocrisia do discurso e a postura reacionária dessas defensoras do porrete, com falas do tipo:"a PM poderia ter sido até um pouquinho mais rígida!"sobre o caso da USP. Acusando o movimento estudantil de aliados a máfias internacionais. Enfim demonstra quem são as mulheres burguesas e seus limites de parasitas do sistema capitalista!

 

Um comentário:

  1. Oi!

    Você nme citou as feministas pós-modernas. Onde o individualismo absoluto impera, sendo considerado a individualidade como a base do feminismo, onde, se a mulher usa burka por que ela quer, e não por que o islam a obrigou, tá tudo beleza, a burka deixa de ser um símbolo machista e etc.

    Onde a prostituição deve ser legalizada, para ser uma troca justa e regulamentada, onde não existe Feminismo, existem vários feminismos, pois cada um tem seu próprio discurso, e não é papel do feminismo "oprimir" nenhuma discurso e blá blá blá.

    ResponderExcluir