quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Greve da Policia, quem precisa de policia?

Sei o papel da policia: força de segurança do Estado. Em boas palavras, faz o papel sujo dos governantes nos casos de greve ou qualquer luta social por melhores condições de trabalho ou vida melhor....É o órgão repressor do Estado quando batemos de frente com ele(Estado). Quando questionamos que algo não está certo e vamos à luta, lá está a polícia para cumprir seu papel sujo de manter as coisas como estão, a tal ordem; no nosso caso a ordem burguesa das coisas...em "quem pode(R$) manda, obedece que tem juízo(ou é um lascado mesmo)"!!
Mas com o passar dos anos e de minha militância, adquiri uma consciência política e percebo que, mesmo eles tendo o papel que têm, são trabalhadores como todos os outros, mesmo que não se enxerguem como tal....vendem sua força de trabalho pro Estado burguês, então são servidores públicos!
Por serem trabalhadores, são importantes na unidade de luta pra destruir o Estado burguês, o problema são os principios ideologicos que são digeridos por esses senhores. Como destruir o Estado burguês se são pagos pra defendê-los(?) Eis a questão, as contradições do Estado burguês sempre estão presentes.
Existem várias leituras marxistas que demonstram que mesmo sendo pagos pra defenderem o Estado, em um momento revolucionário eles(o baixo escalão) podem girar suas armas contra seus verdadeiros inimigos, o Estado, pois é exatamente o Estado com suas instituições junto a burguesia, que oprime e explora todos os trabalhadores da sociedade, é a tal consciência revolucionária que não é adquirida nos livros, mas no decorrer da labuta...foi exatamente isso que a greve da policia militar no Ceará deixou como lição...que após anos de defasagem salarial, os PM precisaram lutar contra o Estado para terem melhores condições de trabalho...Já tive a oportunidade de ler em Dez dias que abalaram o mundo o papel decisivo dos militares de base(os soldados) em apoio, obediência e total confiança ao líder revolucionário Leon Trotsky, foi um apoio(ainda não havia se dado a criação do exército vermelho) que garantiu a tomada do poder de forma brilhante. Só as condições revolucionárias na Rússia czarista durante a I Guerra Mundial e a situação lastimavel de miséria pode colocar para estes homens o papel de companheiros de batalha dos operários e camponeses contra o Estado Czarista.
Alguns se questionam porque os PM conseguiram vencer a truculência de um governador autoritário e esquecem duas coisas importantes:
Lula ainda representa o governo federal
Primeiro, a arrogância do governador Cid Ferreira Gomes do PSB vem da certeza do apoio do governo federal(PT) em aliança com o municipal também do PT,o que lhes garante uma falta de oposição que o coloque em xeque. Não que pra ser oposição precise estar no poder, porém como a oposição de esquerda está enfraquecida pela sua própria essência, problemas com que (des)trata a construção de partidos revolucionários hoje no mundo, chamada por alguns de Crise de Direção sem muita capacidade de chegar a classe trabalhadora e de dialogar....Bom, prefiro deixar isso pra um futuro post, talvez!
Segundo, a PM mostrou ter condições de parar setores responsaveis pela economia no Estado, mesmo que eles(PM) não produzam nada , porém o medo instalado na classe trabalhadora fez ela parar o comércio de imediato.Não podemos esquecer que a pressão econômica é sempre mais forte pras mudanças. A crise na Europa que os diga.
De qualquer forma toda luta, mesmo a mais economicista como foi o caso dos PM, serve para um avanço de consciência. Pena que voltamos as condições de antes, lados opostos na defesa do Estado burguês. Prefiro acreditar que uma minoria tenha avançado na consciência política, mesmo que minimamente, pois outras lutas virão, de outros trabalhadores inclusive e essa experiência que vimos a PM passar teria sido bem melhor se tivessemos tido tempo de estarmos ombro a ombro na mesma luta, que é de todos!
Quem precisa de polícia? o Estado burguês...

2 comentários:

  1. O aparelho policial está a mando do poder estatal, que é burguês, mas cada policial tem dois papeis, o de trabalhador e o de braço armado do poder. Essa dialética precisa caminhar, pois, enquanto há todo o aparelho ideológico para fazer do interesse de classe, o interesse geral, esse trabalhadores não irão se ver como tal.

    Enquanto são somente unidades de repressão estatal, merecem ser repudiados, enquanto trabalhadores, merecem ser apoiados.

    ResponderExcluir